Pular para o conteúdo principal

MEMBRANA PLASMÁTICA



MEMBRANA PLASMÁTICA
COMO MUITAS PESQUISAS E ANOS DE DEBATES PARA ENTENDER E MOSTRAR O MODELO ATUAL DE MEMBRANA.
A membrana celular é uma camada fina e altamente estruturada de moléculas de lipídeos e proteínas, organizadas de forma a manter o potencial eléctrico da célula e a controlar o que entra e sai da célula (permeabilidade seletiva da membrana). Tem apenas cerca de 10 nm de espessura e a sua estrutura só vagamente pode ser verificada com um microscópio de transmissão electrónica. Muitas vezes, esta membrana contém proteínas receptoras de moléculas específicas, os Receptores de membrana, que servem para regular o comportamento da célula e, nos organismos multicelulares, a sua organização em tecidos (ou em colónias).
 As discussões sobre a descoberta da célula, e a conclusão que ela é a unidade básica da vida demorou muito tempo, outras discussões que demoram anos de pesquisas e intensos debates, foram sobre sua constituirão da membrana plasmática. Os primeiros relatos sobre a membrana vêm de OVERTON 1895 no qual o cientista estudou mais de 500 tipos de reações de compostos químicos em contato com a célula. 

Overton: “ A membrana plasmática está impregnada de Lipídios, Nem todos os compostos têm a mesma
solubilidade em lipídeos. Compostos solúveis em lipídeos apresentam uma maior solubilidade, os solventes lipídicos destõem os compostos lipídicos.”
Em 1897 surgiram outros estudos acerca deste assunto com o isolamento dos lipídeos da membrana que Ao ter dissolvido os lipídeos num solvente altamente volátil e posteriormente ter colocado de uma forma cuidadosa, várias gotas numa superfície aquosa, constatou que estes se dispunham de uma forma

característica:
- A parte polar das moléculas dos fosfolipídios dispunha-se junto à fase aquosa.
- A parte apolar das moléculas fosfolipídicas ocupava uma posição perpendicular relativamente à superfície aquosa.
- Os lipídeos encontravam-se encostados uns aos outros, formando uma camada única.
O modelo proposto por Langmuir 
Langmuir: “Propôs um modelo em que a Membrana Plasmática seria constituída por uma camada mono molecular de lipídeos.” As discussões voltam em 1925 com Gorter e Grendel, que observado eritrócitos dissolvidos em acetona descobriu que fica resíduos nos restos das células, mas propôs um modelo diferente para demostrar um modelo de membrana.
 

Cole em 1932, ao estudar as membranas de ouriços-do-mar, constatou que estas apresentavam os valores de tensão superficial, iguais ou próximas de 0,8 dines/cm2. Este valor é demasiado baixo se as membranas forem unicamente constituídas por lipídeos – 10 a 20 dines/cm2. Então esta foi base para pesquisa de Danielli e Harvey, que propôs  um novo modelo :

Logo foi reformulada esta hipótese por Davson e Danielle que demostra uma invaginarão na membrana formando um poro sugerido por ele que seria a forma de como a célula trocar moléculas com meio externo.  
Até que a partir de muitas pesquisas tiram a conclusão que a membrana plasmática é formada por duas camadas fosfolipidica com inúmeras proteínas agregadas, com o novo modelo proposto por SINGER e NICHOLSON, que em suas pesquisas descobriu que as duplas camadas movimentavam-se e as proteínas também veja o modelo proposto:

imagem:sobiologia


O modelo mais aceito na atualidade é chamado de MOSAICO FLUIDO, A membrana celular é semipermeável, que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo como lança substâncias que produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, portanto, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).
Não confundir a membrana celular com a parede celular (das células vegetais, por exemplo), que tem uma função principalmente de proteção mecânica da célula. Como ela não é muito forte, as plantas possuem a parede celular, que é mais forte.
formado por diversas proteínas
ex:
Proteínas que apresenta um buraco central  "permease" que facilita a passagem de algumas moléculas
 Proteínas Carreadoras são as que conduzem os elétrons, que chamamos de transporte "ATIVO" de membrana
Proteínas Receptoras, Proteínas de Reconhecimento fazem o papel de difusão na células
Proteínas periféricas e Integrais. 
A membrana é composta pela dupla camada Fosfolipídica formado pelo Fosfato e lipídeo Cabeça formada por fosfato e as pernas por lipídeos, sendo a cabeça hidrofílica( adere a água)polar, e as pernas lipídicas hidrofóbica (repele a água) apolar . O papel funcional da membrana é selecionar tudo que entra dentro da célula, ela tem como propriedade a permeabilidade seletiva , ou seja ela é muito exigente e escolhe muito bem o que entra na célula.
         A membrana é formada por uma grande quantidade de proteínas e açúcares que reconhecer o que deve entrar, é o que chamamos de Epitopos ou " receptores celulares" são elas que determina o grau de imunidade de um individuo:
se observarmos a membrana plasmática de algumas células do sangue, vemos que ela possuem um mecanismo biológico que capta moléculas e cada qual com um receptor diferente são formados por aglomerados de proteínas e açúcares que constroem estes receptores são chamados EPÍTOPOS.

Eritrosblastose Fetal

vem do GREGO;(eritro=vermelho; blastos=brotamento) ou doença hemolitica do recem nascido é causado pela carência de fator RH no sangue da mãe, que engravida de um pai que tem no sangue o fator RH; afinal de contas nós seres humanos temos quatro tipos de sangue:A,B,AB,O; o que vai diferenciar  um do outro é justamente os receptores de membrana (EPITOPO) como também a proteína RH que defini se tem ou não tem ,se tem será positivo senão tiver será negativo; no caso da eristroblasmose fetal a mãe da criança não possue em seu sangue o fator RH, que nem sempre na primeira gravidez não apresenta riscos ao bebê, mas quando chega a hora do nascimento que mexe com a placenta da mãe então a sangue materno entra em contato com o sangue do bebê  acontecendo uma espécie de aglutinação sanguínea  o primeiro filho pode não apresentar nenhuma anomalia, se no caso ela engravidar novamente correr o risco de está criança morrer antes de nascer ou até mesmo apresentar necessidades especiais.
AS CÉLULAS ALÉM DE MEMBRANA ELAS POSSUEM REFORÇO CELULAR 
As células Animal, Bactérias(Procariontes) e Vegetal, apresenta reforço celular( fortalecimento da membrana e dá resistência a célula para que não estoure ou perca seu material gelatinoso(líquidos e proteínas) e aparentemente apresenta diferenças na organização molecular ou o tipo de material que forma este reforço: 
Glicocálix: um reforço formado por glicoproteínas, açúcares e lipídeos quem tem são células animais e protistas.
Parede Celular de Celulose:  Uma parede formada por um polissacarídeos (celulose), que forma uma parede rígida. quem tem são células vegetais e algas.
Parede Celular de Quitina: Uma parede formada por um polissacarídeos (quitina) a estrutura da quitina além de apresentarem um polissacarídeo ela possuem ligações com o nitrogênio , que forma uma parede semirrígida, quem tem são células Procariontes,(bactérias).

AS ESPECIFICAÇÕES DA MEMBRANA 
Microvilosidade
são pregas formadas pela membrana formando um arranjo de vários cilíndricos, aumentando a zona de absorção de nutrientes.
IMAGEM: http://magicnumbers-parussolo.blogspot.com.br

Desmossomos 
aumenta a força de coesão entre uma célula e outra como se fosse uma cola que segura uma célula a outra.
Imagem: www.sobiologia.com.br


Inter digitalizações 
manter a integridade física da células.são pregueamentos de membrana
Imagem: interna.coceducacao.com.br
Plasmodesmo:
são tubulações que fazem as ligações de uma célula a outra.
  
Cílios e flagelos:
estão ligados diretamente com a movimentação celular , facilitando o processo de locomoção
Imagem: es.wikipedia.org
Bibliografias
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1380
http://biogeo1.files.wordpress.com/2008/04/67-resumobio1-membrana-plasmatica.pdf (Biologia e Geologia (ano 1)
Prof.ª Catarina Reis – História da Ciência – Os diferentes modelos da membrana plasmática.
 http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAU8gAI/transporte-transmembrana (Fisiologia Vegetal/IB/DCF/UFRuralRJ Transporte Transmembrana 1o semestre 2003 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISILÓGICAS FISIOLOGIA VEGETAL – IB 311.

Biologia – Volume 1 – Biologia das Células – José Mariano Ambis e Gilberto Rodrigues Martho – Editora Moderna

Leia mais: http://biocultura.webnode.com/news/a-membrana-plasmatica-no-tempo/
www.portalsaofrancisco.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C