Pular para o conteúdo principal

HISTOLOGIA

      
Para começar a falar sobre histologia queria começar falando sobre a sequência correta, como nós biólogos começamos a estudar os fenômenos a partir de células mais vamos começar de mais distantes ainda da física quântica.
A descoberta da partícula bosão de Higgs, a partícula que confere massa às outras, tal como foi proposto pelo físico britânico Peter Higgs há quase 50 anos, ou se é um bosão de Higgs diferente é uma questão que continua em aberto. Os fótons e glúons são uns dos menores componentes do átomo - formados por energia pura, nem massa têm. Fótons são as partículas de luz batizadas por Einstein, enquanto os glúons são chamados de partículas mensageiras, por ligarem os quarks (outro tipo de partícula subatômica) ao interior dos prótons e nêutrons.

Então vamos começar falar de átomo, que é formado por inúmeras partículas vimos algumas anteriormente o que é importante é entender que começa de átomo que séculos e décadas atrás era a menor partícula do universo hoje ela ainda continua sendo a partícula percussoras de todas as outras, a numeração de elétrons, prótons e nêutrons é o determinante dos elementos químicos.
Fomos bem longe mais nos livros a sequência é mais ou menos assim:

A histologia vai estudar os conjunto de células (ou melhor Tecidos)
só para não esquecer
" A célula é a unidade básica da vida"
Os tecidos são um conjunto de células que trabalha em uma determinada função corporal, vou começar a falar do tecido epitelial que é responsável pelo revestimento dos órgão do corpo.
só para lembrar
" os órgão são formados por mais de um tecido"
O tecido epitelial pode ser o glandular e o de revestimento
Os epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
(sobiologia)
Tipos e função:
1. Tecido Epitelial de Revestimento:
§ Recobre superfícies e cavidades do corpo (regenera, renova células)
§ Proteção, trocas gasosas e absorção de materiais.
2.Tecido Epitelial Glandular .
§ Forma as glândulas de secreção e excreção que variam quanto a forma e função.
§ A glândula formada pode ou não manter contato com a superfície do epitélio (exócrina e endócrina ou anfícrina).
A forma da célula de revestimento e a quantidade de células vão nomear o tecido:

Tecido Pavimentoso: Achatado como cerâmica e um detalhe as células estão realmente justa posta como um piso de cerâmica.

Tecido cúbico: Um tecido que tem a forma de um cubo vamos imaginar vários dados bem juntos.

Tecido Prismático: são células em forma de colunas (cumpridinha)como se fosse vários bastonetes.

Quanto a quantidade de célula
Simples (Uni estratificado): uma única camada células.

Estratificado: uma camada formada por várias camadas de células.

Pseudo estratificado: uma única camada células, que dá impressão de ser várias células.

Tecido de Transição: é uma espécie de camada de células, que não tem quantidade e nem formas diferenciadas muitos diferentes entre si.

o Simples pavimentoso: uma camada de células pavimentosas. Ocorrem em locais que não necessitam de proteção mecânica (estão submetidos a pouco atrito) e onde há troca de substâncias (capilares sanguíneos e alvéolos pulmonares).
o Simples cúbico: uma camada de células cúbicas, com invaginações da membrana plasmática na face superior, cuja função é aumentar a área superficial destinada à absorção de substâncias. Ocorre nos túbulos renais, onde há absorção de substâncias úteis presentes na urina (sais, glicose, água e etc.).
o Simples prismático (ou colunar): uma camada de células prismáticas. Reveste o interior dos órgãos do aparelho digestório, onde há células secretoras de muco e células responsáveis pela absorção de nutrientes. No intestino delgado as células apresentam microvilosidades, prolongamentos da membrana plasmática cujo objetivo é aumentar a área de absorção.
o Pseudo-estratificado colunar: uma única camada de células com núcleos em alturas diferentes. Presente no aparelho respiratório, no qual algumas de suas células produzem muco, onde se aderem partículas de sujeira, e células ciliadas, cuja função é, graças ao movimento ciliar, transportar as partículas para fora do aparelho respiratório.
o Epitélio estratificado pavimentoso: formado por várias camadas de células, sendo as mais superficiais achatadas. Ocorre em superfícies sujeitas ao atrito, como a pele e mucosas oral e vaginal. Nesse tipo de epitélio há uma camada inferior, de células que se multiplicam bastante, e uma camada superior de células com baixa capacidade de multiplicação. Na epiderme, esta é chamada camada córnea, constituída de células mortas e impregnadas de queratina, proteína que tem como função principal impedir a perda de água.

TECIDO GLANDULAR






São envaginações do tecido de revestimento formando um local de armazenamento que são controlados pelo sistema nervoso central, tem diversas funções no organismo; como controle da temperatura, secreção de hormônios e sucos gástricos, estas são algumas das funções do tecido glandular, que além de produzir ela secreta o produto feito por ela.








São divididas em três tipos:



Exócrina: aquelas que secretam substâncias para seu meio externo pelo ducto de secreção: glândula saliva, estomago e sudorípara, que por sua vez pode ser classificada como merócrina secreta em partes seu produto e holócrina que libera totalmente seu produto e pode ser simples quando não possue ramificações e acinosas quando possue compartimento de produção.






Endócrina: são glândulas que perderam o ducto de secreção, que fica em partes internas do corpo que o produto sintetizados por elas são liberados diretamente na corrente sanguínea os chamados hormônios que tem função de regular o metabolismo corpóreo dos seres vivos.




Anficrina (ou glândula mista): que dizer tem dupla função ou seja tanto libera secreção pelo ducto quanto pela corrente sanguínea.

vamos ter os testículos, ovários e o pâncreas.







Serosa: uma camada fina e úmida formada por tecido epitelial que está aderido ao tecido conjuntivo, que produz um líquido fino e transparente tem como função diminuir o atrito entre a região parental com a visceral que forma o revestimento interno, parental que forma o revestimento das paredes interna do corpo e visceral que forma o revestimento interno dos órgãos. Ou seja são epitélios que forma as camadas externa dos revestimentos, ex: Pleura que reveste os pulmões, Pericárdio que recobre o coração e o Peritônio que reveste a cavidade abdominal e intestino.








Mucosa é o conjunto formado por epitélio mais o tecido conjuntivo e reveste as cavidades úmidas do corpo, é diferente da pele onde a superfície é seca. Portanto, recobre locais como a boca, intestino, bexiga, etc. a a proximidade com o tecido conjuntivo deixa acessível com uma linha de defesa os linfócitos T devido a camada apresentar fina demais.




Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C