Pular para o conteúdo principal

AS TEORIAS SOBRE ORIGEM DA VIDA

AS TEORIAS MODERNAS SOBRE NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO

          Teoria sobre a origem do universo são diversas dentre elas podemos citar algumas que prevaleceram por muitos tempos sendo a única verdade absoluta. 



Muitos foram perseguidos e mortos por causa de descobertas científicas contrárias com a igreja e os poderosos da época.  



Para entendermos como aconteceu este fenômeno que é a criação do universo vamos falar do famoso BIG BANG 




CRIACIONISMO


O criacionismo é uma ideia que é defendida por muitos estudiosos como a força percussora da origem de todo universo e da vida, ao identificar que um Criador através de modo sobrenatural gerou a vida existente e que não existe macro evolução com criação de novas espécies como afirma a teria da evolução. É de se notar que o Criacionismo científico não rejeita a ideia de microevoluções dentro mesmas espécies, mas que estas são limitadas.

Podemos ver um exemplo de proposição Criacionista científica, na qual o Criacionista Henry M. Morris estabelece o seguinte modelo de afirmações para a teoria Criacionista científica:



1.O mundo, tal como ele existe agora, foi criado do nada por ação divina.
2.Essa criação aconteceu menos de dez mil anos atrás.
3.Os seres antigos eram superiores (a nível molecular) aos seres atuais.
4.Não aconteceu qualquer desenvolvimento subsequente, mas uma degradação contínua.
5.A teoria da evolução é falsa, porque a mutação e a seleção natural não podem explicar o suposto desenvolvimento subsequente de todos os seres vivos.
6.Podem ocorrer modificações limitadas dentro de uma espécie, mas todas as espécies (atuais e extintas) foram criadas por DEUS no início: não existe a suposta “especiação” afirmada pela teoria da evolução.
7.Não existe “antepassado comum” compartilhado por espécies distintas (por ex., os seres humanos e outros primatas).
8.Os eventos catastróficos e não os alegados processos geomorfológicos da “ciência” da Geologia foram a causa das características geológicas da Terra.
O evento geológico mais importante na história foi o grande dilúvio descrito no Gênese, que explica, entre outras coisas, a presença de fósseis de espécies extintas em camadas geológicas distintas.

PANSPERMIA

O seu significado " A vida em todo cosmo", a descoberta da presença de substâncias orgânicas em outros locais do espaço, como o formaldeído, álcool etílico e alguns aminoácidos em  fragmentos de meteorito encontrado no continente  Antártico, contendo um possível fóssil de bactéria também reforça a panspermia.
Arrhenius2.jpg
SvanteArrhenius

Fred Hoyle
Svante Arrhenius:  este ilustre químico que ganhou o prêmio NOBEL em 1903, pelo seus estudos químicos da teoria Electrolítico da dissociação dos ÍONS.

"está constantemente sendo formada. Assim, há vida em todo o universo, nas nuvens interestelares, chegando à Terra a partir do núcleo de cometas."(Fred Hoyle)
A vida veio de outras galáxias através de bactérias que veio a bordo de comentas gelados, que ao degrada-se  na atmosfera terrestre, restando em seus pedaços alguns resíduos orgânicos capazes de alimentar ou podendo ser um resíduos produzido por bactérias, sendo que estes procariotos pode sobreviver em ambiente com altas temperaturas.   

ABIOGÊNESE

A- NEGAÇÃO
BIO- VIDA
GÊNESE- INÍCIO
Quer dizer a vida é capaz de surgir de materiais inanimados, também conhecida como: “geração espontânea”
poderíamos dizer que o milho tem o "principio" ativo para nasce larvas

Alguns dos teóricos que defendiam a abiogênese temos Os primeiros defensores conhecidos das ideias nesse sentido foram Anaximandro, seu pupilo Anaxímenes, e outros como Xenófanes, Parmênides, Empédocles, Demócrito, e Anaxágoras. Sustentavam de modo geral que a geração espontânea ocorria, mas em versões variadas.
Um dos mais ilustres temos Aristóteles que dizia que a existência de um "princípio ativo" dentro de certas porções da matéria inanimada.
Como os mais velhos dizem que um peixe nascem no pequeno lago da lama ou de um fio de cabelo capaz de se transformar em um peixe.
O médico belga J. B. Van Helmont, que posteriormente foi responsável por grandes experimentos sobre fisiologia vegetal, chegou a prescrever uma "receita" para a produção espontânea de camundongos em 21 dias. Segundo ele, bastava que se jogasse, num canto qualquer, uma camisa suja (o princípio ativo estaria no suor da camisa) e sementes de trigo para que dali a 21 dias fosse constatada a geração espontânea.



BIOGÊNESE


Após anos de teoria chega ao fim a ABIOGÊNESE, com o experimento de Pasteur, que antes já vinha sendo estudado por outros cientistas  como Needham, Spallazani, Jablot e Redi:
e
Em seu experimento descobriu que após algum tempo era novamente infectado por micro organismo.


Enquanto Needham ferveu bastante que ao verificar não houve infestação por microrganismos e ficaram numa discussão que um dizia que a vida não surgia do inanimado e outro dizia que haveria esta possibilidade sim.



Curiosidade:

acredita-se que esta experiência de Needham foi o ponta pé inicial para a indústria de enlatados 


Jablot, Em 1711, ferveu um caldo nutritivo à base de carnes e repartiu-o entre duas séries de frascos, uns abertos e outros tampados com pergaminho. Após alguns dias, os frascos abertos estavam repletos de micróbios, enquanto os frascos tampados continuavam inalterados. Ele concluiu que os micróbios surgiam de "sementes" provenientes do ar, e não por geração espontânea no caldo.

Uma das experiências que mudaram partes da história da abiogênese foi a de Francesco REDI


com base no livro ILÍADAS de Homero da antiga Grécia que dizia que cadáveres cheios de larvas e moscas. Então ele detalhou está hipótese e comprovou com a experiência dos frascos cobertos por gazes que podemos ver acima, que as larvas eram os filhotes de moscas,e não surgia da carne em putrefação,  apartir de então a abiogênese só acontece com seres microscópicos e não para seres que podemos enxergar. 
com a descoberta do  O2 ,em 1774 por Joseph Priestley ficou mais difícil derrubar a ABIOGÊNESE, foi então que entrou PASTEUR que derrubou definitivamente a teoria da Geração espontânea, com o famoso frasco pescoço de cisne:



Este ilustre cientista que criou a 1ª vacina contra a raiva uma das maiores descobertas como o inventor do método para impedir que o leite e o vinho cause doenças chamado de pasteurização como a quebra definitiva da abiogênese  ele pegou dois frascos pescoço de cisne fez o processo de pasteurização um ele levou para um local de alta altitude e o outro para o centro urbano da França ao quebrar o pescoço de cisne, viu que o frasco que estava na altitude elevada não foi quase infectado  e  o outro foi bastante infectado, esta experiência pois um fim na geração espontânea.


Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C