Pular para o conteúdo principal

PORIFEROS


com o 1º Filo
OS PORÍFEROS
Principais classes
Asconóides: Tem um Corpo em forma de jarro, com bordas abertas.
Siconóides: Tem o corpo em forma de Tubo, ou seja o corpo é um tubo com átrio reto sem nenhuma curvatura.
Leuconóides: Tem o corpo totalmente em forma de circulo formando uma bola.
vamos observar a imagem.
o modo de como a água entra no átrio, e sai é diferente de uma classe para outra. 
Características
Geralmente os poríferos são formado de ovos ( ZIGOTO), que não sofrem todas as divisões ela para, quando chega na fase de blástula  podemos observar que os poríferos não  possuem tecidos (organização celular desempenhado alguma função), mais vários tipos de células recoberta pela blástula (Tecidos inicial) veja a figura:    
  
seus corpos muito parecidos com esponjas de comprados em super mercado, são compostos por várias células que desempenhar algumas funções:
Características Gerais:
* Sésseis (possuem uma forma de guancho que prende no chão. )
* Assimétricos, RADIAL (forma irregular)
* Não são diblásticos e muito menos triblásticos
* Parazoários (não possuem tecido verdadeiro, APENAS CÉLULAS)
* Sistema Nervoso : Inexistente
* Digestão : Interna
* Sistema Digestivo Inexistente
* Respiração: Por difusão
* Excreção : Por difusão 
* Desenvolvimento Indireto: Larva: Anfiblástula: moldada  toda as extremidades e oca por dentro.e algumas parequímula: átrio totalmente preenchido.
* Reprodução: Assexuada (brotamento e regeneração( gêmula, tipo de recuperação de esponjas mortas, pois em momentos de escassez de nutrição, ela reduz o metabolismo(transformação de comida em energia).graças sua grande capacidade de regeneração um pedacinhos pequeno pode transforma-se em uma nova esponja; e Sexuada (fecundação interna). Como acontece?
É o seguinte algumas células presentes no átrio, células ciliadas (COANÓCITOS: responsável pela digestão, movimentação de líquidos e capitação de O2 e CO2, detalhe importante as esponjas possuem dois tipos de canais que ajuda a movimentação da água pelo seu corpo "canais eferente , que fica dentro da esponja "função excreção"Canais aferentes: capita água e faz a respiração através de difusão celular, (lembra que difusão é a passagem de soluto do meio mais para o menos concentrado). voltando ao assunto alguns coanócitos se modifica reduz o nº de cromossomo (MEIOSE), formando uma célula haploide (metade ou 50% dos cromossomos),  transformando-se em espermatozoides, enquanto em outra esponja os amebócitos se transforma em óvulo que fica preso na outra esponja que o espermatozoide vai e fecunda diretamente na parede da outra esponja. O desenvolvimento e um broto na lateral que pode sair ou formar colônias; algumas ainda podem ser MONÓICA, "dois sexos em um único corpo".

Estrutura Corporal:
*Espongiocela ( ou Átrio):Cavidade interna do porífero.

*Ósculo:Orifício responsável pela entrada de Plancto; zoo plancto e fito plancto, formando um espécie de boca, como também saída da água no porífero.

*Poros:Orifício responsável pela entrada de água no porífero.a entrada acontece pelos canais aferentes.

*Pinacoderme: Parede corporal externa do porífero,sendo formado por pinacócitos.

*Meso-hilo:Encontra-se entre a pinacoderme e a coanoderme, sendo formada por espongina,espículas e amebócitos.

*Coanoderme: Parede corporal interna, formada por coanócitos.

Tipo de Células:

*Pinacócitos:Células achatadas que podendo se estender desde a pinacoderme até a coanoderme.

*Espícula:Elementos esqueléticos que fazem a sustentação doanimal.

*Escleroblastos:Células especializadas em produzir  espículas minerais e fibras de espongina.

 *Porócito:Células que permitem a entrada de água do meio externo até o átrio através de um canal no seu interior.

*Amebócito:Célula capaz de se transformarem em qualquer outra célula do corpo das esponjas e também distribuem os nutrientes pelo corpo do animal.

*Coanócitos:Células flageladas responsáveis pela captura de alimentos e formam o revestimento da espongiocela.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C