Pular para o conteúdo principal

A PRIMEIRAS FORMAS VIVAS


Panspermia “ Avida em todo o Cosmo”

Anteriormente tinha comentado que haveria a probabilidade da vida tem vindo do espaço “Panspermia cósmica ou panspermismo” proposto por Arrhenios 1908 ele denominou estas formas de vida de ‘cosmozoários’, dizia que a vida sempre existiu no universo. No entanto no planeta Terra ela poderia ter surgido apartir de meteoros que teria cruzado a atmosfera terrestre e adaptados no solo e água existente neste planeta originado assim as primeiras formas vidas existentes. 


 

Hipótese Autotrófica

A vida na terra primitiva não teria condições de auto sustentação, ou seja, não havia alimento para as primeiras formas de vida, com isto acreditava-se que os primeiros habitantes do planeta eram autótrofos. Essa hipótese afirma que na Terra primitiva não havia alimento disponível e assim os primeiros seres vivos seriam autótrofos, ou seja, precisavam produzir o seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos do ambiente, tal como fazem atualmente as bactérias algas e os vegetais que produzem açúcares e outros compostos a partir da luz do Sol, gás carbônico e água. Como para isso deveriam ter uma estrutura muito complexa, os primeiros seres vivos já teriam surgido bastante evoluídos e complexos, o que faz com que essa hipótese não seja bem aceita pela comunidade científica.

Hipótese Heterotrófica
      
    Atualmente acreditamos que as primeiras formas de vidas seriam bastante simples e teriam evoluído a partir de substâncias químicas simples que se organizaram lentamente até formar inicialmente alimentos orgânicos. Posteriormente, outras organizações químicas formaram os primeiros seres vivos, também simples.
  A vida poderia ter surgido há mais de três bilhões de anos e tenham passado por um processo de evolução, devido todos os seres vivos conhecidos atualmente sejam portadores de um DNA parecido formado pelas mesmas moléculas, mudando apenas a sequência de base nitrogenadas.

Teoria de Oparin ou Teoria Heterotrófica da Origem da Vida


A teoria mais moderna sobre a origem da vida é a do russo Aleksander Ivannovitch Oparin (1894-1980), que na década de 30 do século XX, em um de seus estudos constatou, que na atmosfera existia amônia, hidrogênio e metano, além de vapor-d’água proveniente das atividades vulcânicas. 


Nessas condições, a atmosfera primitiva (sujeita a altas temperaturas, raios ultravioleta da luz solar, sem oxigênio e sem camada de ozônio) deve ter permitido a combinação dos gases existentes, originando as primeiras moléculas orgânicas, aminoácidos que se ligavam com outras moléculas orgânicas

Experiência de Miller

 

A base dos estudos de Miller foi a ideia que a atmosfera primitiva era formada de de compostos inorgânicos: Metano, Amônia, Vapor d´água e hidrogênio, que serviu de base para o seus estudos  um deles foi criar o simulador atmosférico, que representava a atmosfera primitiva e a reação destas substâncias co a eletricidade que supunha ser das descargas elétricas dos raios.

 Miller que comprovou a teoria do surgimento das primeiras formas de vidas surgiram de moléculas como aminoácidos.   






Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C