Pular para o conteúdo principal

Obesidade, que mal é este?

Obesidade, que mal é este?
É um caso de doença crônica grave, pois aparentemente não apresenta sintomas só depois de algum tempo.
A característica  principal é o acumulo de gorduras localizadas, com o surgimento de doenças graves que podem levar a morte. Um estudo comparativo do Setor  de Epidemiologia da Faculdade (USP) Universidade de São Paulo, em duas década o número de obesos triplicou; As principais causa:
- Hereditária;
- Fatores culturais e étnico;
- Predisposição biológica;
- Estilo de vida;
- Hábitos alimentares.
       O alto consumo de calorias é o principal responsável pela o aumento das famosas gorduras localizadas. O porque é devido o ganho de lipídeos, glicídios e proteínas, o que dá energia e não é gasta fazendo assim, o acumulo de nutriente que serão transformado em gorduras.  
       De acordo com a (NIH), National Institute of  Health, Instituto Nacional de Saúde, EUA; o aumento de 20%do peso corporal é um risco a saúde. A obesidade hoje, é considerada uma epidemia. Cerca de 70 milhões de brasileiros  ou 40% da população brasileira está acima do peso; sendo 13% das mulheres e 8% nos homens.

Os tipos físicos

Tubos: onde apresenta uma forma uniforme não apresenta cintura, são pessoas magrelas.
Ampulheta: apresenta uma proporção entre o ombro e a cintura.

Maçã (androide): é uns dos tipos mais comuns por apresentar o crescimento da região abdominal ao extremo.

Pera (ginecoide): apresenta o engrossamento da cintura, coxas e pernas.


Medidas certas
Mulheres:
Quadril > 0,80 m – risco a saúde.
Homens:
Quadril > 1,00 m – risco a saúde.  
E também podemos definir pelo (IMC) Índice de Massa Corporal:
IMC = peso/altura x altura

Lembrando que mesmo de 18,5 está abaixo do peso e acima de 24 está acima do peso ideal

Os riscos

As células
os adipócitos eles são células que tem como função servir de isolante térmico, reserva energética e proteção contra atritos, seu acumulo é prejudicial em todos os sentidos, pois além de produzirem gorduras localizadas elas liberam  substâncias que impedem algumas enzimas de funcionarem ou produzem proteínas que prejudiquem o corpo:
adipócitos

- Ácido graxos
As células armazenam triglicerídeos que acabam sendo liberados na corrente sanguínea indo para no figado, coração e músculos, causando doenças

- IC6-TNF-alfa
proteínas que está relacionada com o entupimento das artérias e a produção de radicais livres (que causa velhice precoce), causando lesões no endotélio "camada que reveste as artérias e veias".

-Adiponectina
proteína que tem papel anti-inflamatório protege as artérias contra entupimentos e pelo acumulo de gorduras.*detalhe com o amento da massa corporal os adipócitos para de produzir  esta proteína.

-Angiotensinogênio e PAI 1
substância que causa a vaso contrição nas artérias, causando hipertensão e a diminuição PAI 1, anti - coagulante natural, etá relacionado com a formação de trombos e coágulos.

- Resistina
esta proteína pode causar o impedimento da insulina, fazendo ela perder a eficiência( aparecimento de Diabetes tipo 2)

- Leptina:
hormônio que dá a sensação de saciação, que pode ser bloqueada com o aumento grelina (hormônio que causa fome)

- Aumento do LDL
 um tipo de esteroide de baixa densidade, que causa o famoso Ateroma acumulo de placas nas artérias, que estreita as paredes dos vasos , pode causar arteriosclerose "rigidez das artérias e veias".   
      Outros riscos podem acontecer como problemas em articulações e cardiovasculares.

Alimente-se bem

      A melhor forma de melhorar a alimentação e inserir em sua dieta o consumo de fibras alimentares  , elas estão presentes principalmente em vegetais e  são divididas em dois grupos:
-Solúveis: solventes em água, forma uma forma de gel no intestino impedindo o esvaziamento  do estomago e retardando a grelina.
- Insolúveis: aceleram o movimento do bolo fecal. Regulando o trafego de alimento no intestino, evitando a constipação"prisão de ventre"

 Controle o peso

A melhor forma de evitar a obesidade é controlar o peso que pode ser utilizado um calculo para fazer este controle:

procure viver com saúde, comer demais pode ser fatal, cuide-se



Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C