Pular para o conteúdo principal

Os lipídeos

Os " chegou a turma do lipídeos, que são conhecidos como simples e compostos" 

São moléculas orgânicas importantes para o metabolismo permeabilidade seletivas e isolante térmico, “são as gorduras”.
Os lipídeos são formados a partir de moléculas de álcool + ácido graxos formando um éster.

  Podemos encontrar estes lipídeo em:

- carnes

- óleos vegetais
- leite e seus derivados
- peixes e mariscos

classificação dos lipídeos

Lipídeos Simples
- Glicerídeos: bastante presente em óleos vegetais e sementes. 
- Cerídeos: forma as ceras tanto as que recobre as frutas quanto a produzidas pelas sociedade das abelhas  

Lipídeos de cadeia aberta (triglicerídeos)
Lipídeos Complexos e Conjugados (formados por álcool + ácido graxo e outras substâncias.
FOSFOLIPÍDEOS:


Componente integrante da membrana plasmática das células graças ao fosfolipídios a membrana tem a capacidade de selecionar o que entra e sai da célula.
Esteroides = colesterol + proteínas, os esteroides também chamados de glicoproteínas
Vamos ter um exemplo de colesterol :







HDL:High Density Lipoproteins, Lipoproteínas de densidade alta, sua densidade alta torna este colesterol mais volátil e ele é integrante das maiorias dos hormônios produzido no corpo humano ele é o colesterol "bom" que é responsável pelo melhor funcionamento corpóreo. 

LDL: Low Density Lipoproteins, Lipoproteínas de densidade baixa, tende a se acumular nas paredes das artérias.
 
é só lembrar das aulas de física que se colocamos algo mais denso que a água ele afunda e se acumula no fundo do recipiente 
      Nas artérias também acontece o mesmo devido o "LDL" ser mais denso que o plasma sanguíneo acaba sendo depositado nas artérias, veias e órgão do corpo humano, podendo levar uma pessoa a sofre varias consequências.
       Então lembre-se o colesterol não é ruim, mas sim o LDL ele sim pode causar danos severo a saúde.


O carotenoides são pigmentos formados a partir de proteínas e lipídeos, dão a cor as frutas e compõe a melanina proteína responsável pela cor da pele, além de serem formadores do retinol uma coenzima responsável pela ativação de enzimas da retina sensíveis a luz e permitir uma ótima visão ocular.

Cuidado

A maioria dos jovens querem ganhar músculos para  parecerem fortes e bonitos ,  fazem coisas absurdas para conseguir ser mais “sarado”; acabam procurando tomar esteroides anabolizantes, que mostra rapidamente o resultado inchando os sarcomeros dando uma aparecia de músculos malhados. 
          os danos causados por anabolizante são terríveis, antes de pensar em tomar anabolizante pense no mal que ele pode causar a sua saúde " seja prudente e esperto", faça seus exercício normais e espere para ter um músculo forte é preciso de tempo e dedicação; é melhor ficar "sarado" devagar e com Saúde de que ser um forte inflável.  



Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C