Pular para o conteúdo principal

PARASITOLOGIA I

PARASITOLOGIA

    A parasitologia estuda as doenças causadas por vírus, bactérias e vermes que usa pontes intermediárias (Artrópodes, aves e mamíferos) para causar danos patológicos ao humanos, animais e plantas; para entender melhor vamos entende algumas nomenclaturas importantes e bastante usado nos meio de comunicação para determinar o grau de infestação de doenças  entre as populações.

Endemia: 

estudas os vários casos de doenças que acontece em uma mesma região, criando medidas preventivas que acabem ou diminua os casos desta doença.

Epidemia: 

Um contágio de várias pessoas, animais e plantas em uma mesma região repentinamente podendo se alastra ou acabar os casos da doença.

Pandemia: 

Quando o caso de uma doença toma proporções gigantescas podendo ultrapassar continentes se estendendo por regiões mais remotas.

Vacinas: 

É a inoculação de um vírus morto ou debilitado no corpo para forçar o corpo a produzir anticorpos e células de memórias capazes de atacar quando o corpo for realmente atacado.

Soros: 

É o acréscimo de anticorpos no organismo para atacar substâncias ou corpos estranhos que cause algum dano em órgão, tecidos e sistemas. 
       

Doenças causadas por vírus:

Hidrofobia"raiva":

tem como hospedeiro principal os mamíferos podendo ser transmitida através da corrente sanguínea, um animal contaminado carrega o vírus na saliva que ao morder outro mamífero que acaba expondo o ferimento com a saliva, porta direta de entrada. Geralmente o animal portador apresenta uma salivação intensa problemas locomotor e problemas emocionais diferenciado.
*Detalhe: a medicina atual apresenta duas linha de combate os soros e as vacinas sendo a vacinação administrada em animais domésticos e o soro administrado em pessoas vitimas de mordidas por animais suspeito de estarem doentes.  

Gripe"Influenza":

São tipos de doenças que chegaram a torna-se pandemias devido a quantidade de vitimas de um mesmo vírus em diversos países é um tipo de vírus capaz de modificar sua estrutura nuclear que além de ser um retro vírus ele tem um alto poder de mutação genética podendo infectar humanos, aves silvestres e animais domésticos:
  hoje temos muitas mutações virais que causa outras forma de gripe podendo levar a morte milhares de pessoas pelo desconhecimento das causa e a dificuldade em encontrar vacinas para combater.
ex: 
H1N1
H1N5
*Detalhe: tem algumas vacinas que podem ser tomadas gratuitamente em postos de saúde mais nem em todos os casos, ATENÇÃO: alguns idosos tem medo de tomarem a vacina devido a ideia que a vacina faz mal, não é verdade isto pois se não tem nenhum sintoma a vacina irá prevenir este mal terrível.

Dengue"febre quebra ossos":





Causado pelo vírus do grupo dos arbovírus que se hospeda no mosquito Aedesaegypti/Aedes albopictus, que hospeda o mosquito fêmea que precisa de proteínas para o desenvolvimento dos seus ovos que poem em água que antigamente era principalmente em água parada e limpa, hoje em dia não tem exigência para a água pode ser suja ou até mesmo de esgoto. Os males causados pelo vírus é a desagregação das hemácias causado pequenas hemorragias podendo progredir para uma dengue hemorrágica podendo levar a óbito.
Dengue Clássica: os sintomas mais comuns são: febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz, porém a partir do décimo dia,dificilmente acontecem complicações.
Dengue hemorrágica é forma mais grave da doença é comum acontecer quando acontece pela segunda vez, os primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico, após cinco dias, o doente podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
      No brasil acontecem muitos casos e muitas mortes, devido o mosquito, que até o presente momento é a única forma de controle da doença que é destruir os lugares que nascem os mosquitos é eliminar os focos de água parada, no brasil o trabalho é intenso para combater esta doença é caso que preocupa os órgão de saúde brasileiros.
*Detalhe: Devemos acabar com os focos de água parada devido o elevado número de casos.

AIDS"Síndrome da Imunodeficiência Adquirida":

 foi uma das mais terríveis ameaças a vida humana no começo do século XX devido sua consequência e o desconhecimento de causa e origem da doença, levando as pessoas cometerem inúmeros preconceitos e discriminações a portadores do vírus HIV (vírus da Imunodeficiência Adquirida)  que debilita o organismo devido a morte de vários leucócitos"glóbulos brancos ou linfócitos T", hoje em dia é considerado uma doença crônica que requer um tratamento que leva a vida toda devido o vírus pertencer o grupo dos retrovírus e não ter nenhuma vacina capaz de destruir o vírus.
-observação: todos os vírus são parasitas obrigatórios, ou seja, eles dependem exclusivamente de outro ser vivo para se proliferar e atacar outros seres vivos outro exemplo são as Rickettsia que são bactérias minúsculas capazes de hospedar em artrópodes causado doenças letais se não forem tratadas a tempo. 
  

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C