Pular para o conteúdo principal

SISTEMÁTICA

FILOGENIA

Estes ramos da biologia que estuda as formas de evolução que ocorreram no decorrer dos tempos, portanto são criadas árvores filogenéticas que mostram a evolução dos seres vivos até o aparecimento de organismos mais complexo como os humanos. Tem um preocupação em atribuir um nome científico para cada ser vivo"taxonomia". A sistemática é importante para estudos ecológicos e entender os reais motivos que levaram a mutação ou a extinção de um ser vivo os estudos que teve sua criação com o sueco Carl Von Linné, que começou estudando a forma de classificar os seres em uma forma hierárquica de um ser mais simples para o mais complexo, visto que no decorrer de anos seres vivos simples sofreram um tipo de mutação que impulsionou no estilo de vida destes seres e no controle biológico da Terra.

Cladogênese

são estudos realizados para verificar as mutações no decorrer do tempo, que representa a evolução de um ser vivo a partir de uma ancestral comum:
 
Clado = separação que pode ser exemplificada em duas formas 
Cladogênese a divisão que pode ter sido causada por isolamento territorial o afastamento dos continentes ou o distanciamento entre as espécies ou Anagênese que procura entender qual  a modificação sofrida no decorrer dos anos.

Critério de Whittaker

Quando Lineu propôs a classificação dos seres vivos era classificado assim: Reino Animal, Vegetal e Mineral, se movimenta-se era animal e fosse parado mais sofresse o processo de putrefação era vegetal e o que não estragava era mineral, no decorrer dos anos com muitos estudos e a descoberta de novas funções celulares que estabeleceram novos critérios.
Whittaker estabeleceu um novo critério ele propôs um resgate a nomes antigos como Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae e a ligação entre os reinos a evolução estabelecida para o surgimento de seres complexos e as funções que fizeram a diferenciação entre eles.

  




Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C