Pular para o conteúdo principal

TECIDO NERVOSO


TECIDO NERVOSO

É um tecido que produz energia ou impulso nervoso este tecido compõe o sistema nervoso, suas principais células são os neurônios que fazem a interligação entre o sistema nervoso e os demais órgãos e tecidos fazendo assim o contato entre o corpo e mundo.

TIPOS DE CÉLULAS

A linha principal de célula é o neurônio, mas tem outros tipos de células que são muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso as Neuróglias ou simplesmente Glia ou até mesmo Gliócitos que tem como função envolver, proteger, nutrir e sustentar o neurônios, sustentação física do sistema nervoso.
Tipos:
- Astrócitos: são células grande em relação as demais ela tem um grande número de prolongamento citoplasmático, ela faz a ligação entre o neurônio e os capilares sanguíneos sua função principal é de nutrir os neurônios, além de fazer a sustentação destes neurônios ele regenera lesões que venha afetar ou matar o neurônio e mantem o espaço adequado mantendo o equilíbrio das informações entre os neurônios. 
- Oligordendrócito: são células menores que os astrócitos e tem como função oferecer proteção ao neurônio fazendo a ramificação entre uma célula de Schwann a outra célula, formando Estrato mielínico ou bainha de mielina.

  -Micróglia: São macrófagos especializados em fagocitar dendritos e restos celulares, elas possuem poucos prolongamentos  e muitas ramificações.
- Células Schwann: São gliócitos que se enrola no axônio como se fosse um rocambole, formando um conjunto de células que são separadas pelos Nódulos de Ranvier, este conjunto denominamos de bainha de mielína.
- Neurônios: são células que fazem o impulso nervoso são eles que fazem as informação e o reconhecimento externos no corpo através de nervos aferentes que recebem o estímulo externo e os eferentes que manda o estimulo do Sistema Nervoso Central (SNC), para o local onde recebeu o estimulo. Os neurônios são formados por um corpo celular, axônio e os dendritos. 
*O corpo celular estrutura citoplasmática e nucleada. 
*Axônio forma um eixo de transmissão do impulso nervoso. 
*Dendritos ramificações do corpo celular ou do terminal axônico. 
*Sinapse o espaço existente entre um dendrito e o corpo do neurônio, onde acontece o impulso químico que vem de um neurônio para o outro.

TIPOS DE NEURÔNIOS

- Multipolar – tem várias ramificações.
- Bipolar – tem um dendrito e um axônio.
- Pseudo-unipolar – tem um aspecto de apenas um polo, mas na verdade não existe nenhum neurônio que acumule impulso ele tem que ter uma entrada e uma saída.  

CLASSIFICAÇÃO DOS NEURÔNIOS

- Mielínico reveste o axônio e auxilia na velocidade do impulso nervoso, ou seja é responsável pelo impulso nervoso mais rápido e ágil.

O impulso nervoso é saltatório, podemos ver que a passagem de íons de sódio, passa de um nódulo de Ranvier a outro; a bainha de mielina ela impedi a passagem de íons de sódio, fazendo o impulso salta e com isto a rapidez nos movimentos e impulsos.   
-Amielínico quando não apresenta a bainha de

 mielina diminui a velocidade do impulso nervoso. 

O estimulo é mais lento mas ao observar a imagem acima você verá que ou íons positivos passa pela membrana, que sofre o processo que chamamos de bomba de sódio e potássio, este processo vai fazendo o movimento dos íons do corpo do neurônio pelo axônio, até as terminações dendríticas. 

*detalhe o impulso nervoso é unidirecional e nunca o contrário.


OS NEUROHORMÔNIOS

São reguladores sinápticos que regulam as emoções os movimentos peristálticos e motores.
temos:
Endofina: produz uma sensação de saciedade.
Adrenalina: regula os batimentos cardíacos.
Acetil-colina:regula os movimentos peristálticos do intestino.

OS TIPOS SINAPSES

- Neuroneurônica: estimulo entre um neurônio e outro.
- Neuromuscular ou placa motora: estimulo entre o neurônio e o músculo.
- Neuroglandular: estimulo entre o neurônio e uma glândula.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C