Pular para o conteúdo principal

VÍRUS

VÍRUS

Discussões acadêmicas sobre a dúvida em que o vírus é um ser vivo ou não, devido ele ser apenas restos de material genético recoberto por uma camada, eles são capazes de modificar o DNA do hospedeiro fazendo produzir milhões de novos vírus, podem ficar tempos inativos em forma de cristal.

ESTRUTURAS VIRAIS 

- Capsídeo: uma membrana proteica que envolve o material genético viral.
- Capsômero: subunidades proteicas que estão agregadas ao capsídeos, formando a parte entre o DNA viral e Capsídeo.
- Envelope: Um revestimento externo presente em alguns vírus é uma camada rica em lipídeos estima-se que a partícula viral derive de membranas plasmáticas ou organelas.
- NúcleoCapsídeo: estrutura formada pelo encapsulamento do material genético unidos a enzimas e proteínas que darão auxílio para a  produção viral.
- Peplômero: forma pequenas espículas formada por glicoproteínas e lipídeos e são encontradas expostas na superfície do envelope.
- Ácido Nucleico: pode ser DNA ou RNA que farão a proliferação e o metabolismo viral.
* detalhe: o material genético do vírus é diferente dos convencionais. 
Tipos:
ssDNA- um DNA de fita simples 
dsDNA- será de fita dupla 
ss RNA - de fita simples 
ds RNA- fita dupla

TIPOS DE VÍRUS

Vírus Icosaédrico não envelopado e são mais comuns são capazes de infectar organismos de todos  os grupos de seres vivos. 
Vírus Icosaédrico envelopado:são vírus pouco comuns entre os animais e nunca visto em plantas.
 
Vírus helicoidais não envelopado: estruturas parecida com um bastão é muito comum encontrar parasitado plantas. 
Vírus helicoidais envelopado: estruturas parecida com um bastão é  coberto por uma membrana proteica. São vírus que causa doenças como Sarampo, Raiva, Ebola, Febre Lassa e ebola são alguns do tipo de doenças causadas por alguns destes vírus.
 
Vírus Complexos: são vírus que ataca bactérias os bacteriófagos.

PRINCIPAIS DOENÇAS HUMANAS CAUSADAS PELOS VÍRUS

Gripe: doença causada pelo vírus Influenza que ataca o sistema respiratório, figado e baço.



Febre Amarela: doença infecciosa cujo o material genético RNA, o flavivírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que tem hábitos silvestres, é evidente que pessoas que viagem para lugares próximo a mata a necessidade de vacinação antes da viagem. 
Dengue: doença que nos últimos anos tem preocupado o órgãos de saúde pelo número de pessoas infectadas ela também é conhecida como febre quebra ossos que causa dor intensa no corpo como também a desgregação das plaquetas aumentado as possibilidades de hemorragias é difícil o controle da doença a melhor forma de prevenir é matando seu vetor o mosquito. 
Não deixe água parada pois ele pode ser criadouro de mosquitos.
       

AIDS(Vírus da Imunodeficiência Adquirida)
Ela causa uma deficiência corpóreo a morte de linfócitos T deixando o corpo desprotegido a risco de ser contaminados por doenças oportunistas, seu contágio é pelo sangue e relação sexual sem proteção nos casos de maiores contágio é sexo sem segurança por isto é muito importante o uso de camisinha na relação sexual. 
Hepatite: doença que ataca o fígado e pode ser causada pelo contato sanguíneo, pelos alimentos contaminados e  pelos lugares úmidos.

Herpes: doenças que ataca as mucosas boca e genitais podendo voltar em uma crise nervosa, o tratamento é a base de antibióticos.
 
Verrugas Genitais(HPV) verrugas que nascem na região genital estima-se que é principal causador de câncer de colo do útero.
 poliomelite: doença que causa diarreia, febre, fraqueza muscular e paralisia ou atrofiamento de membros. devemos vacina nossa crianças para não ficar doente.
Sarampo: erupção na pele, febre e mancha brancas na boca podendo levar a morte.
 
-Caxumba: é uma doença que ataca as glândulas Parótidas; causada pelo um vírus ele causa uma inflamação abaixo das orelhas; caso ataque os ovários ou os testículos podem causar esterilidade.   

- Rubéola: Causa febre e erupções cutâneas podendo causar a morte por debilidade físicas e no caso de mulheres grávidas pode ocasiona sua morte.


- Hidrofobia (Raiva): entra diretamente pela corrente sanguínea ataca o sistema nervoso, pode causar paralisia respiratória, convulsões, febre,  mal estar  e delírios.

  

PRÍONS E VIROIDES

 PRIONS: proteínas infeciosa o primeiros casos registrados é o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina "Vaca Louca" é causado por uma proteína sintetizada pelo corpo de causados pelo uma modificação genética em alguns caprinos que ao morrem eram triturados e feito suplementos alimentares para o gado, que sofria os males causados pela proteína um descontrole nervoso fazendo com que o animal ficasse babando e com a condenação motora debilitada podendo ir a óbito.


Viroides: é apenas um material genético RNA que causa doenças em plantas e não causa males nenhum a animais pois não consegue entrar nas células.






Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C