Pular para o conteúdo principal

Moluscos

Moluscos 


Os moluscos (Mollusca, do latim molluscus, mole) constituem o segundo maior filo do planeta, são animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.

Principais caracteristicas:

Principais caracteristicas:



Apresenta 8 classes:
Polyplacophora (cabeça pequena, sem tentáculos nem olhos; 1 200 espécies); Monoplacophora (habitantes de fundos oceânicos; 15 espécies);
Bivalvia (ostras, amêijoas, mexilhões, conquilhas, etc.; 800 espécies); Scaphopoda (concha carbonatada aberta dos dois lados; 512 espécies, todas marinhas);
Gastropoda (corpo protegido por concha e cabeça bem definida; entre 40 000 e 50 000 espécies);
Cephalopoda (lula, polvo, nautilus; 786 espécies, todas marinhas);
Rostroconchia (prováveis ancestrais dos bivalves;entre outros; cerca de 1 000 espécies);
Helcionelloida (fósseis; parecidos com caracóis). 
- Exoesqueleto de cálcario;
  • Inicialmente formam espiculas e depois formam conchas sólidas

- Simetria Bilateral;

- São Triblásticos;
  • apresenta Celoma bem definido;
- Divididos em três regiões,(cabeça, pé e massa visceral)
  • A concha é produzida pelo manto/Pálio
- Protostômio;
  • o blastóporo forma a boca
- Desenvolvimento Direto e Indireto
  • fase larval: Trocófora e Véliger
- Metanefrídeos
  • grandes e complexos rins
- Rádula
  • funciona com triturador de alimento

- Metazoários
Multicelular
Heterotrófico e potencialmente móvel
Provido de células gaméticas
Tecidos distinos (além das células gaméticas)
Matriz extracelular
Junções ceulares
Reprodução sexual e meiose

 

Malacologia: parte da zoologia que estuda os moluscos.
Parede dos corpos:
Epiderme:
apresenta células especializadas para secreção e recepção sensorial;
- recolhe particulas alimentares
- previne a evaporação nas espécies terrestres;
- lubrifica o pé
- regiões glandulares específicas para elaboração de concha, bisso e cemento
Derme:
- tecido conjuntivo e muscular
Concha:
Calcária --------------- Externa --------------- Interna ------------------ Ausente
3 camadas
Periostraco = Conchiolina
Ostraco = Conchiolina + material calcário
Hipostraco (Nacarada) = placas de material calcário
*obs:
conchiolina é uma proteína secretada pelo manto dos moluscos, e uma das substâncias que compõem o nácar. É formada de queratina, colágeno e elastina.

Classes de Moluscos
-Caudofoveata
Os membros desta classe são organismos marinhos semelhantes a vermes, sem concha mas cobertos por escamas calcárias, apresentam dimensões reduzidas que variam de 2 a 140mm de comprimento e possuem os sexos separados. Enterram-se no substrato e alimentam-se de microrganismos e detritos, através do uso da rádula e do escudo pedal oral (órgão de selecção e ingestão de comida). Este grupo conta com menos de setenta espécies.

- Solenogastres
Esta classe partilha muitas das características dos claudofoveates. O que os distingue da classe anterior, é o facto de não possuírem rádula nem brânquias – apesar da presença de estruturas secundárias de respiração –, e serem hermafroditas. Etologicamente, vivem livres no fundo do mar, alimentando-se de cnidários.
Também este é um pequeno grupo, com cerca de 250 espécies.

- Monoplacophora
Desta classe que se julgava extinta, apenas se conheciam registos fósseis do Paleozóico, até que em 1952 encontraram-se espécies vivas de Neopilina, no fundo do mar a Oeste da Costa Rica.
Acualmente, conhecem-se cerca de uma dúzia de espécies de monoplacóforos. Estes moluscos são pequenos e têm uma concha baixa e arredondada e 1 pé rastejante. Possui rádula, cinco pares de brânquias (gills), dois pares de aurículas, seis pares de nefrídios e um ou dois pares de gónadas.

-Polyplacophora: quitons
Os poliplacóforos, também conhecidos por quitons, são animais pequenos (2 a 5cm), achatados dorso-ventralmente, com uma superfície dorsal convexa que suporta oito placas sobrepostas posteriormente. A cabeça e os órgãos sensoriais cefálicos são reduzidos.
As quitons vivem fixas nas rochas, movendo-se apenas quando necessário para buscar alimento, que obtêm raspando com a sua rádula. Se uma quiton for removida da rocha, pode enrolar-se de modo semelhante a um armadillo, como protecção.
São animais dióicos, e os seus trocóforos metamorfoseiam-se directamente para juvenis (sem fase veliger).

- Scaphopoda
Estes animais apresentam um corpo esguio, coberto com um manto e uma concha tubular aberta em ambas as extremidades. O manto encontra-se enrolado em torno das vísceras e fundidos para formar um tubo. Os tamanhos das espécies variam entre 4mm até 25cm, se bem que normalmente têm entre 2,5 até 5cm. Não possuem brânquias, alimentam-se de detritos e protozoários existentes no substrato, e são espécies dióicas.

Bivalvia (do latim bi, duplicado + valva, porta de duas folhas, valva)
Características Geral dos Bivalves
* anteriormente Pelecypoda e Lamellibranchia, é a classe do filo Mollusca que inclui os animais aquáticos popularmente designados por bivalves. O grupo surgiu no Câmbrico e é atualmente muito diversificado, com cerca de 15,000 espécies. A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das brânquias nos organismos vivos, e pelas características das valvas nos bivalves fósseis. O mexilhão, a amêijoa e a conquilha são exemplos populares de bivalves que servem como alimento ao Homem. As ostras são também a origem das pérolas.

- pé anterior em forma de machado provido por bisso ( feixe de filamentos que os bivalves, usam para fixam-se ao substrato, uma estrutura parecido com Seda secretados pelas glândulas situada na base do pé)

- Não tem Rádula (órgão que faz a trituração do alimento)

- Brânquias composta de filamentos refletido ( serve para capturar o alimento este é feito por filtração.)

- Sistema nervoso Glanglionar

- abertura de sifão inalante e exalante


 









Estrutura dos bivalves
- apresenta conchas articuladas:
 
As valvas unem-se pela charneira, através de um conjunto de dentes cardinais e/ou laterais, que são expansões carbonatadas, e respectivas fossetas, onde encaixam na valva oposta. Os tipos principais de charneira são:

  • Taxodonte: dentes numerosos e de dimensão equivalente, dispostos perpendicularmente à charneira ou em arco
  • Disodonte: dentes limitados a pequenas saliências junto ao umbo (ex: mexilhão)
  • Esquizodonte: dois ou três dentes volumosos, com pregas ortogonais
  • Heterodonte: dois ou três dentes cardinais e dois dentes laterais (ex: ameijoa)
  • Desmodonte: um dente em forma de colher, designado por condróforo
O manto característico dos moluscos está nos bivalves totalmente confinado e fixo à concha. A linha paleal das valvas soltas mostra o limite de extensão do corpo mole do organismo. A face externa da valva pode ou não ser ornamentada para além das linhas de crescimento. A concha pode também apresentar várias cores.

Como a ostra produz a pérola?

A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. "Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga. Por isso, as esféricas são tão valiosas", diz o biólogo Luís Ricardo Simone, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. Como a ostra já se defende muito bem de invasores com sua concha, o fenômeno é raro, acontecendo, na natureza, em apenas um em cada 10 000 animais. No início do século XX, os japoneses inventaram uma forma simples de acelerar o processo, introduzindo na ostra uma pequena bola de madrepérola, retirada de uma concha, com cerca de três quartos do tamanho final desejado. O resultado é tão bom que, mesmo para um especialista, é difícil distinguir a pérola natural da cultivada. Substâncias presentes na água também podem ser incorporadas à pérola, por isso sua cor varia de acordo com o ambiente, gerando as mais diversas tonalidades. A pérola é a única gema de origem animal.
(http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-a-ostra-produz-a-perola)


Ciclo de vida dos Bivalves (Sexuado, Dióico)
Desenvolvimento indireto (quando apresenta uma larva “Trocófora e Vérliger”
Larva Trocófora
- livre nadante
- apresenta uma placa Apical Sensorial
- Tufo de cílios
- prototróquio(cinturão de células ciliadas)


apresenta estágio parasito
 
Larva Gloquídeos
bivalves de água doce, com ganchos
- parasitam peixes (forese)
Larva Lasídeo
Bivalves de água doce, com filamento longo que adere o peixe (corpo, brânquia e nadadeira)

Larva Vérliger









Direto (Ovíparos)
OVO -----------  jovem ----------------Adulto









resumindo o jovem parece com o adulto, não passa pela fase de larva

Gastrópodes
Os gastrópodes (gr. gaster = ventre + podos = pé) são o grupo de moluscos mais numeroso e diversificado, representando mais de 4/5 das espécies do filo. São gastrópodes, além dos caracóis, as lesmas, lebres do mar (também conhecidas por tintureiras), lapas e búzios.
A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça").
Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.
A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.
O modo de alimentação dos gastrópodes é bastante variado e controla o tipo de rádula presente em cada espécie. Os gastrópodes herbívoros têm rádulas fortes que usam para raspar algas do substrato rochoso ou triturar folhas e caules. As formas detritívoras e filtradoras têm uma rádula simples ou ausente. Os gastrópodes carnívoros têm peças bucais sofisticadas e algumas formas, como os Conus, são predadores activos que caçam pequenos peixes com uma espécie de arpão. Muitos dos gastrópodes marinhos têm modo de vida endobentónico, isto é, vivem enterrados no subsolo. Estas formas apresentam um sifão extensível que actua como um respirador, permitindo ao animal o contacto com a água carregada de oxigênio.
- O sistema respiratório dos gastrópodes é igualmente variável consoante o modo de vida.
Cefalópodes
(Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos. Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral. Na cabeça encontram-se olhos bem desenvolvidos, a boca redonda, com um bico quitinoso e a rádula, rodeada por braços e tentáculos, que são uma modificação do pé dos moluscos. A concha é produzida por glândulas presentes numa "prega" da pele, chamada de manto, que envolve todo o animal. A pele contém células pigmentadas, chamadas cromatóforos, que mudam de cor para efeitos de comunicação e camuflagem; esta mudança de cores é dada por ações nervosas diretas. Os estatocistos são os órgãos de equilíbrio.





    São animais extremamente rápidos, tendo desenvolvido um sistema de propulsão na forma de jato, expelindo água da cavidade paleal para o exterior através dum tubo em forma de funil, o sifão.
    A concha está ausente nos polvos, é interna nos chocos e lulas e é externa no nautilus. No argonauta, a fêmea em época de reprodução segrega uma concha externa. As lulas e polvos apresentam a chamada "glândula de tinta". Quando o animal é atacado, ele elimina o conteúdo preto da glândula, que o envolve em uma nuvem escura e lhe permite fugir do inimigo. Essa tinta é o famoso nanquim utilizado por pintores orientais.
Ciclo de vida dos Cefalópodes
As lulas e os demais cefalópodes entram na fase reprodutiva no fim do ciclo de vida. Durante a cópula, os machos transferem seus gametas para as fêmeas por meio de um braço modificado conhecido como hectocótilo”, disse Marian. Os espermatozoides são transferidos dentro de cápsulas chamadas espermatóforos, explicou o pesquisador. Essas estruturas são produzidas continuamente pelo macho quando ele atinge a maturidade sexual e ficam armazenadas no saco espermatofórico. A cada cópula, algumas dezenas de cápsulas são transferidas para as fêmeas.
(http://agencia.fapesp.b/detalhes_da_reproducao_dos_moluscos_cefalopodes_sao_revelados/15977/)

Bibliografia:
-Burnay, L. P., Monteiro, A. A., História da Malacologia em Portugal, Publicações Ocasionais da Sociedade Portuguesa de Malacologia, Lisboa, 1988
- Hickman, C. P., Roberts, L. S., Larson, A., I’Anson, H., Integrated Principles of Zoology, 12th edition, McGrawHill, International Edition, 2004
- Sturm, C. F., Pearce, T. A., Valdés, A.; The Mollusks: A Guide to Their Study, Collection, and Preservation, A Publication of the American Malacological Society, Universal Publishers, Florida, 2006

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C