Pular para o conteúdo principal

OS HORMÔNIOS

O NOSSO CORPO É REGULADO POR HORMÔNIOS
Em 1902, dois fisiologistas Ernest Stanling e William Bayliss que viram que no corpo existiam células que liberavam o muco ou um tipo de suco na corrente sanguínea ele chamou estas substâncias de HORMAO(Hormônios)= significa estimulo movimento, ou seja que estes líquidos a base de proteínas compostas de cadeias de aminoácidos de comprimento variável. Outros são esteroides  substâncias gordurosas derivadas do colesterol. 


As glândulas responsáveis pela secreção são chamadas de Endócrinas, e no caso pâncreas chamamos de glândula anfícrina, devido anfi=do grego dupla, o pâncreas ela secreta dois hormônios básicos, um no tubo, junto com o alimento digerido no intestino e o outro na corrente sanguínea como veremos adiante.
Agora galeras vão conhecer em detalhes as glândulas os hormônios e suas respectivas funções ou defeito causados pelo excesso ou falta deste:     

HIPÓFISE: também conhecida como glândula mestra, ou glândula pituitária é uma glândula pequena que se divide em duas porções distintas, os lobos anterior e posterior, e é localizada na base do cérebro.

adeno-hipófise, secreta alguns hormônios produzidos apartir de ligações de aminoácidos por ligações peptidicas, são eles:
  • O Hormônio do Crescimento;
  • A adrenocorticotropina;
  • O hormônio estimulante da tireóide;
  • A prolactina;
  • Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;
O hormônio do crescimento, logo o próprio nome já diz tudo, é responsável pelo desenvolvimento e a divisão de muitas células corporais, assim promovendo o crescimento do individuo.
Detalhe:
Acromegalia e Gigantismo
A causa da acromegalia é a produção exagerada do hormônio GH e do IGF-1 (Insulin Growth Factor). Em 98% dos casos, essa produção está associada à presença de tumores benignos na hipófise. (Atenção acromegalia só acontece em adultos se forem em crianças ou adolescentes esta doença passa a ser chamada de gigantismo)se não houver tratamento da doença essa pode evoluir para um quadro grave e doenças crônicas graves como diabetes e hipertensão que pode levar o individuo a morte.
 Doença raríssima tanto em homens quanto em mulheres
Sintomas
* Mudanças na aparência física que podem ser atribuídas ao processo de envelhecimento (crescimento de mãos e pés, alargamento da região frontal e da testa, queixo proeminente, espaçamento entre os dentes e perda dentária, aumento do volume do tórax, nariz, genitais e dos lábios);
* Espessamento da pele que se torna oleosa e propensa à acne;
* Sudorese abundante;
* Alterações respiratórias, cardiovasculares, gastrintestinais, metabólico-endócrinas, músculo-esqueléticas, neurológicas e oftálmicas.
Diagnóstico
A suspeita de acromegalia baseada no quadro clínico e na aparência física pode ser confirmada pelos exames que medem os valores dos níveis de GH e IGF-1 no sangue. Uma vez estabelecido o diagnóstico, a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética são exames indicados para detectar a presença de tumores na hipófise ou em outros locais do corpo.
Tratamento
* Cirúrgico – quando os adenomas medem menos de 1cm, o índice de cura é de 80% a 90%. Quando medem mais, esse índice cai para menos de 50%. Se os níveis hormonais não voltarem ao normal depois da cirurgia, é necessário manter tratamento complementar com medicamentos. Lesão irreversível no tecido hipofisiário pode exigir reposição hormonal por toda a vida;
* Radioterapia – apenas deve ser usada quando os tumores não podem ser removidos cirurgicamente, ou quando a cirurgia e o tratamento clínico não apresentam os resultados desejados;
* Tratamento clínico – pode ser feito com agonistas dopaminérgicos e análogos da somatostatina. Nos últimos dez anos, a aplicação de octeotrida por via intramuscular tem sido a forma mais prescrita no tratamento da doença.
Recomendações 





* Jamais interrompa o tratamento sem falar com o médico que o prescreveu;
* Procure assistência médica imediatamente se observar, em si próprio ou em outra pessoa, alterações físicas como crescimento exagerado da estatura, das mãos e dos pés, ou aumento de volume do tórax, do nariz, dos genitais e dos lábios.(blog do Drázio varella)
A adrenocorticotropina; O hormônio liberador de corticotrofina (CRH) é um hormônio sintetizado no hipotálamo, que tem como função a liberação do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também denominado corticotrofina, pela adeno-hipófise.
Estruturalmente, apresenta 41 resíduos de aminoácidos.
No organismo, este hormônio atua sobre a hipófise aumentando o nivel de β-endorfina e do hormônio melanotrófico (MSH).

O hormônio estimulante da tireoide; é este que desempenha um papel estimulante na tireoide os dois principais triiodotironina e a tiroxina estimulam o metabolismo, isto é, o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos do organismo.
Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens.

A prolactina; é o hormônio que faz a mulheres amamentarem, pois estimula a produção deleite.  

Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;
o hormônio FSH ou folículo estimulante é o responsável por todo metabolismo de gametogênese e espermatogênese.( produção de óvulo e espermatozoide) o LH ( o luteinizante auxilia no amadurecimento do óvulo)
  
A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois hormônios:
  • O hormônio antidiurético
  • A Ocitocina
O hormônio antidiurético é este que regula a bexiga e a vontade de urinar , este mesmo que quando usamos álcool (droga depressora) é atingido dando vontade de urinar cada vez mais.
Ocitocina
Provoca a contração do útero durante o parto, talvez ajudando expelir o recém - nascido, contraem também as células mioepiteliais nas mamas, expulsando o leite, quando o lactente suga.
Principais Hormônios 



Hormônio
Onde é Produzido
Função
Aldosterona
Adrenais
Ajuda na regulação do equilíbrio do sal e da água através de sua retenção e da excreção do potássio
Hormônio antidiurético (vasopressina)
Hipófise
Faz com que os rins retenham água e, juntamente com aldosterona, ajuda no controle da pressão arterial
Corticosteroide
Adrenais
Produz efeitos disseminados por todo o organismo; em especial, tem uma ação anti-inflamatória  mantém a concentração sérica de açúcar, a pressão arterial e a força muscular; auxilia no controle do equilíbrio do sal e da água
Corticotropina
Hipófise
Controla a produção e a secreção de hormônios do córtex adrenal
Eritropoietina
Rins
Estimula a produção de eritrócitos
Estrogênios
Ovários
Controla o desenvolvimento das características sexuais e do sistema reprodutivo femininos
Glucagon
Pâncreas
Aumenta a concentração sérica de açúcar
Hormônio do crescimento
Hipófise
Controla o crescimento e o desenvolvimento; promove a produção de proteínas
Insulina
Pâncreas
Reduz a concentração sérica de açúcar; afeta o metabolismo da glicose, das proteínas e das gorduras em todo corpo
Hormônio luteinizante e hormônio folículo estimulante
Hipófise
Controlam as funções reprodutoras, como a produção de espermatozoides e de sêmen, a maturação dos óvulos e os ciclos menstruais; controlam as características sexuais masculinas e femininas (p.ex., a distribuição dos pelos  a formação dos músculos, a textura e a espessura da pele, a voz e, talvez, os traços da personalidade)
Ocitocina
Hipófise
Produz contração da musculatura uterina e dos condutos das glândulas mamárias
Paratormônio (hormônio paratireoideo)
Paratireoides
Controla a formação óssea e a excreção do cálcio e do fósforo
Progesterona
Ovários
Prepara o revestimento do útero para a implantação de um ovo fertilizado e prepara as glândulas mamárias para a secreção de leite
Prolactina
Hipófise
Inicia e mantém a produção de leite das glândulas mamárias
Renina e angiotensina
Rins
Controlam a pressão arterial
Hormônio tireoidiano
Tireoide
Regula o crescimento, a maturação e a velocidade do metabolismo
Hormônio estimulante da tireoide
Hipófise
Estimula a produção e a secreção de hormônios pela tireoide







Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C