Pular para o conteúdo principal

A USINA ENERGÉTICA BIOLÓGICA

A USINA ENERGÉTICA BIOLÓGICA

         A respiração é o mecanismo que aproveita totalmente o composto orgânico, onde recebe a glicose e junto com o oxigênio; para entender melhor todo o processo vamos imaginar que o sangue seja um rio e as mitocôndrias sejam a usina hidrelétrica, primeiro o oxigênio e a glicose caem na corrente sanguínea depois são distribuídas pelos capilares ao mais remotos lugares; então as células recebem estes compostos que vão direto para as mitocôndrias e começa a produção de energia para todo corpo.   
Podemos observar que na reação química, que realiza a respiração há uma sobra de água e gás carbônico. É o inverso da fotossíntese realizado pelas plantas, no entanto mostra que dependemos um dos outros; o importante é intender que a respiração é a forma mais potente para produção de energia.

O ATP A MOEDA ENERGÉTICA DA CÉLULA

Em vista que a reação química que acontece dentro da célula produzirá 38ATPs por mitocôndria, é bastante energia para ser utilizada pelos seres de grande corpo. O processo respiratório começa dentro da célula precisamente no citoplasma com a ação de uma enzima que quebrar a glicose, reação conhecida como “Glicólise” que quebra em duas partes chamado de ácido pirúvico, que entrar na mitocôndria e passa pelo ciclo de Krebs um ciclo produtor de energia.
Os três modelos de  ciclo de Krebs é para entender como acontece a reação vamos começar com o piruvato que entra no Matriz mitocondrial, “liquido citoplasmático da mitocôndria”  que logo se junta com um lipídeo acetil formado o acetil-COA, um composto com 2 carbonos que entra no ciclo como Ácido cítrico que tem três carbonos; vale lembrar que a cada reação são liberados 2 hidrogênios que são levados por aceptores no caso do NAD e o FAD e a cada reação libera CO2. Como disse nesta reação acontece um ciclo que também chamamos de ciclo do ácido cítrico que vai perdendo e ganhado água e CO2 ficando no final o ácido oxalacético e transformado novamente em ácido cítrico.

CADEIA RESPIRATÓRIA 

     A cadeia respiratória acontece nas Cristas mitocondriais que os elétrons ficam passando de um lado a outro da membrana, onde o NADH leva o H+  para uma proteína que leva o elétron para um espaço intermediário, em outra proteína entra 2H2 + 1/2O2 em todo o processo há um gasto de ATP, então o hidrogênio começa a descer como se fosse degraus que acaba soltando H2 que irá se ligar o átomo de Oxigênio adquirido pela respiração, que é justamente o papel do oxigênio na respiração que é receber os dois átomos de hidrogênio formando água e em todo ciclo são liberados o CO2 que serão recolhidos pelos capilares que passam para as veias e são liberados pelo nariz.

TABELA ENERGÉTICA


 

  

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C